Como não é possível que todos permaneçam em total isolamento social, vários foram os setores considerados como essenciais e que permaneceram com o pleno funcionamento comercial neste período da crise do Coronavírus. Analisando a situação pelo lado positivo, não só os brasileiros, como pessoas no mundo, acabaram tendo que adaptar suas rotinas e cuidados com a saúde para evitar maior disseminação.
Então, mesmo com a necessidade de manter o isolamento para conter a proliferação do vírus até que todos possam ser devidamente imunizados, o funcionamento desses serviços considerados essenciais deve ser pensado com delicadeza e planejamento.
- Serviços de assistência à saúde, incluídos os serviços médicos e hospitalares;
- Transporte interestadual e internacional de passageiros;
- Produção, distribuição, comercialização e entrega, realizadas presencialmente ou por meio do comércio eletrônico, de produtos de saúde, higiene, limpeza, alimentos, bebidas e materiais de construção;
- Serviços funerários;
- Serviços de pagamento, de crédito e de saque e aporte prestados pelas instituições supervisionadas pelo Banco Central do Brasil;
- Serviços postais;
- Atividades de comércio de bens e serviços, incluídas aquelas de alimentação, repouso, limpeza, higiene, comercialização, manutenção e assistência técnica automotivas, de conveniência e congêneres, destinadas a assegurar o transporte e as atividades logísticas de todos os tipos de carga e de pessoas em rodovias e estradas.
Em todos os estados do País, as farmácias, por exemplo, por serem consideradas essenciais e visando o bem estar da sociedade, estão evitando aglomerações nos estabelecimentos e, com o intuito de instruir a todos, a opção foi fixar em locais visíveis ao público cartazes e folders, com informações e instruções sobre higiene e medidas de prevenção.
Mesmo com todos os comércios e empresas adotando a prática do home office e reduzindo os horários de atendimento quando não podem deixar de realizar suas atividades, o respeito aos protocolos de segurança, medição de temperatura, distanciamento social e monitoramento de sintomas ainda é primordial para evitar a contaminação, mas para preservar nossos familiares.
Pensando em alertar a população, o Ministério da Saúde emitiu uma cartilha com alguns cuidados preventivos que podem ajudar a combater a transmissão:
- Mantenha distância mínima de 1 (um) metro entre pessoas em lugares públicos e de convívio social. Evite abraços, beijos e apertos de mãos.
- Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%.
- Ao tossir ou espirrar, cobrir nariz e boca com lenço ou com a parte interna do cotovelo.
Não tocar em olhos, nariz, boca ou a máscara de proteção fácil com as mãos não higienizadas. - Higienize de objetos que são utilizados com frequência e não compartilhar objetos de uso pessoal.
- Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
- Se estiver doente, evite contato próximo com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, busque orientação pelos canais on-line disponibilizados pelo SUS ou atendimento nos serviços de saúde e siga as recomendações do profissional de saúde.
- Recomenda-se a utilização de máscaras em todos os ambientes.
Caso apresente quaisquer sintomas, mesmo após tomar todas as precauções, o correto é comparecer a unidade de atendimento médico mais próxima da sua casa e receber o devido diagnóstico.
Nós da Fascina Recursos e Eventos trabalhamos com profissionais treinados e que seguem constantemente todas as indicações da Organização Mundial de Saúde e, para você que não pode pausar seus negócios, a melhor opção é a terceirização de serviços, tais como: limpeza, zeladoria, portaria e vigilância.
Conte com nossos serviços e fique despreocupado!